sexta-feira, 6 de julho de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Planjamento anual do 1º ano do ensino fundamental
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL E MEDIO RAUL DE MEDEIROS DANTAS.
RUA MANOEL SABINO – 189 -TELEFONE – 34782364
Professoras: Francisca das Chagas de O. Pessoa.
Maria de Lourdes Medeiros.
Plano Anual do 1º ano do Ensino Fundamental
SÃO JOSE DO SERIDO – RN, 13/02/2012.
Justificativa
A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica que se realiza nas praticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade. Portanto o domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso a informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visão de mundo e produz conhecimento.
Tendo em vista o grande esforço em busca da operacionalização de um currículo que atende as questões sociais, culturais e econômicas desejamos colaborar com esse processo coletivo como sujeitos de aprendizagem e transformação do cotidiano, proporcionando um trabalho didático pedagógico em que a aprendizagem da leitura e da escrita esteja inserida no espaço maior de contextualização nas diversas áreas de conhecimento.
Objetivo Geral
Espera-se que no decorrer do ano letivo o educando adquira progressivamente competências em relação a todas as áreas de conhecimento que lhes permita resolver problemas da vida cotidiana, e alcançar a participação plena no mundo letrado.
Objetivos específicos
Português:
.Adquirir o habito de ouvir falar e organizar o pensamento lógico. .Posicionar-se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
.Concluir que o alfabeto possui 26 letras e identificar vogais e consoantes.
.Ler corretamente evidenciando pronuncia e entonação adequada de palavras e frases.
. Participar das aulas com interesse e satisfação despertando o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades.
. Participar das atividades com interesse e satisfação despertando o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades.
. Ler e escrever palavras e frases. Produzir e compreender textos.
. Saber distinguir uma palavra de uma sequência de letras que não forma uma palavra
.Reconhecer o nome das letras e o valor sonoro delas. Compreender que a escrita não consiste na transposição exata da fala.
Matemática:
. Estabelecer relações de dimensão (tamanho, comprimento, altura, largura e espessura) entre dois ou mais elementos por meio de comparação.
. Representar quantidades de diferentes maneiras.
. Associar uma quantidade de elementos a sua representação numérica.
. Reconhecer o símbolo utilizado para representar a adição.
. Efetuar subtração com números até nove.
. Resolver situações-problema que envolve a ideia de juntar e retirar como ideia de adição e subtração.
. Reconhecer o número zero como ausência de elementos em um grupo.
. Associar as formas geométricas a objetos utilizados no dia-a-dia.
. Compreender o significado de unidade, dezena, e centena.
. Reconhecer as cédulas e as moedas do nosso sistema monetário.
. Reconhecer a importância da hora como unidade de medida de tempo no dia-a-dia.
. Identificar os dias da semana no calendário.
. Reconhecer alguns instrumentos de medidas de comprimento, capacidade e massa.
. Perceber que um inteiro pode ser dividido em duas partes iguais.
Ciências:
- Identificar o ser humano como ser vivo.
- Identificar e nomear as diferentes partes do corpo humano. - Reconhecer a importância dos sentidos na percepção das coisas do ambiente.
- Identificar os órgãos dos sentidos e suas respectivas funções.
-Estabelecer relações entre os hábitos de higiene e a boa saúde.
- Reconhecer a importância dos alimentos na vida do ser humano.
- Identificar a origem dos principais alimentos ( vegetais, animal e mineral).
- Reconhecer que a boa saúde depende de uma boa alimentação.
- Diferenciar os seres vivos dos seres não vivos.
- Compreender que os seres vivos e o não vivo são componentes do ambiente.
- Reconhecer os animais como seres vivos.
- Observar que os animais vivem em diferentes ambientes.
- Estabelecer a diferença entre animais vertebrados e invertebrados.
- Classificar os animais de acordo com suas características.
- Reconhecer que a planta é um ser vivo que nasce, cresce, reproduz e morre.
-Identificar as diferentes partes da planta e suas respectivas funções.
-Observar o processo de plantio e desenvolvimento de uma planta através de sementes ou mudas.
-Relacionar os dias e as noites ao movimento de rotação da terra.
- Identificar as estações do ano.
-Refletir sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente.
-Identificar a superfície terrestre como a parte da terra onde vivemos.
-Reconhecer que a água cobre a maior parte da superfície terrestre.
- Reconhecer a necessidade de tratamento e preservação da água e concluir que a mesma é indispensável a todos os seres vivos.
- Relacionar o vento ao movimento do ar e reconhecer algumas de suas utilidades.
Historia Geografia e Cultura:
- Identificar-se através de nome completo, idade, sexo e filiação.
-Identificar os membros que compõe a família e reconhecer as diferenças de cada um.
-Reconhecer que todos precisam de abrigo.
- Identificar diferentes tipos de moradia e os materiais empregados em sua construção.
-Sensibilizar o aluno para os problemas das pessoas que não conseguem ter uma casa para morar e por isso moram na rua.
-Distinguir as dependências da escola e suas funções.
- Reconhecer os direitos e deveres do aluno.
-Reconhecer que a comunicação pode ser feita de varias maneiras.
-Identificar os principais meios de transportes reconhecendo, sua importância para o desenvolvimento das comunidades.
-Relacionar os sinais de transito a segurança de pedestres e motoristas.
-Identificar o bairro como uma comunidade reconhecendo os elementos que o compõem.
-Distinguir a paisagem natural da paisagem modificada pelo homem e concluir que o homem só deve modificá-la para melhorar suas condições de vida.
-Identificar as festas comemoradas em família e reconhecer datas festejadas na escola
- Conhecer a diversidade do patrimônio etino cultural tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem.
- Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão.
-Participar de brincadeiras e manifestações culturais como momento de celebração social, comunitária e familiar.
-Explorar aspectos regionais do folclore para que os alunos construam e aprimorem conhecimentos acerca das características, origem e ação de cada personagem.
Ensino Religioso, Artes e Educação Física.
-Favorecer a compreensão dos diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência das pessoas e grupos compreendendo que, pela simbologia se expressa a ideia de transcendente, de maneiras diversas, nas experiências culturais, reverenciando as diferenças do outro.
- Resgatar os valores relacionados á partilha como gesto de fraternidade humana.
- Destacar gestos de solidariedade no convívio social.
- Despertar atitudes de respeito, aceitando as pessoas como elas são.
- Reconhecer a importância da preservação da natureza para defesa da vida humana.
-Compreender os elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas e nas relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento e equilíbrio. -Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos de qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
Habilidades a serem adquiridas (português)
Eixo: Pratica de leitura (1º bimestre)
- Identificar seu nome em uma relação dada;
- Identificar no alfabeto as letras do próprio nome;
- Acompanhar em texto impresso a leitura realizada por outrem;
- Ler histórias representadas por desenhos;
- Representar personagens de histórias ouvidas;
- Antecipar a leitura utilizando-se de estratégia própria;
- Ler em voz alta palavras conhecidas.
Eixo: Pratica de leitura (2º bimestre)
- Identificar os nomes dos colegas e professor (a) em uma relação dada;
- Antecipar informações baseando-se nos desenhos;
- Corresponder palavras conhecidas às figuras;
- Cumprir instruções de jogos ou brincadeiras por outrem;
- Ler em voz alta pequenos textos conhecidos.
Eixo: Pratica de leitura (3º bimestre)
- Localizar informação explicita em um pequeno texto;
- Inferir sentido de uma palavra ou expressão com base no contexto;
- Identificar início meio e fim de uma historia ouvida;
- Relacionar fato do texto à vida real;
- Ler em voz alta versos de poemas conhecidos ou pequenos textos.
Eixo: Pratica de leitura (4º bimestre)
- Reconstruir a história ouvida, por meio de desenhos;
- Escolher dentre alternativas, titulo para história ouvida ou lida;
- Ordenar partes de um pequeno texto lido;
- Ler em voz alta pequenos textos, obedecendo à pontuação.
Pratica escrita e produção de texto (1º bimestre)
- Comunicar-se por meio de desenhos;
- Diferenciar letras de números ou símbolos;
- Agrupar nomes que se inicia com a mesma letra;
- Agrupar palavras considerando o mesmo número de letras;
- Escrever o próprio nome por completo;
- Escrever palavras do contexto em estudo.
Pratica escrita e produção de texto (2º bimestre)
- Escrever nomes de desenhos;
- Escrever listas temáticas;
- Completar palavras, com apoio de desenhos, cuja lacuna inicial corresponda a silaba simples;
- Escrever palavras com base em uma letra ou silaba dada;
- Localizar os espaços em branco entre palavras, em pequenas frases dadas;
- Escrever pequenas frases com palavras conhecidas ou do contexto em estudo;
- Classificar nomes de pessoas ou objetos, com base na letra inicial.
Pratica escrita e produção de texto (3º bimestre)
- Copiar textos em letra cursiva;
- Classificar nomes de pessoas e objetos, com base na letra final, com base em uma referencia dada;
- Selecionar, dentre alternativas, palavra que completa a frase;
- Ordenar quadrinhos de história obedecendo a temporalidade;
- Completar palavras com apoio de desenho, cuja lacuna final seja formada por silaba simples;
- Completar pequenas palavras cruzadas, com base em desenho e letra inicial;
- Escrever pequena frase com base em uma figura.
Pratica escrita e produção de texto (4º bimestre)
- Escrever controlando a segmentação de letras em palavras;
- Completar com substantivo pequena frase;
- Empregar ponto final em frase escrita;
- Empregar letras maiúsculas na escrita de nomes próprios e no inicio de frases;
- Escrever pequenas frases com base em gravuras em sequencia.
Língua oral (1º bimestre)
- Relatar experiência do cotidiano;
- Escutar atentamente as leituras feitas pelo professor (a);
- Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outro.
Língua oral (2º bimestre)
- Ouvir os outros com atenção;
- Atender solicitações de mensagens orais;
- Comentar as histórias lidas ou ouvidas;
- Cooperar com ideias nos trabalhos em grupo ou coletivos.
Língua oral (3º bimestre)
- Dialogar sobre temas alternando momentos de escuta e de fala;
- Recontar histórias lidas ou ouvidas;
- Elaborar perguntas em situação de intercambio oral.
Língua oral (4º bimestre)
- Ouvir as explicações e opiniões dadas por outros, para ampliar a discussão.
ORTOGRAFIA
-Sons do X, M/N antes de P e B- Ge- Gi- Gue- Gui- R/RR- S/SS- C/Ç- X/CH-M/N-J/G-L/U/O-E/I-CH-NH-LH-C/Ç-CA,CE,CI,CO,CU-QUA,QUE,QUI,GUE,GUI,GUA,GUO- G/J;
GRAMATICA
Símbolos
Alfabeto
Letra de forma e letra cursiva
-Alfabeto: vogais e consoantes;
-Uso da letra maiúscula e minúscula;
-Ordem alfabética;
-Frase;
Sons nasais
-Sons parecidos: B/P – T/D – F/V;
-Encontros vocálicos;
-Silaba;
-Acentuação gráfica;
Pontuação;
-Substantivo próprio e comum;
-Gênero do substantivo: masculino e feminino (companheiro e companheira);
-Numero do substantivo (plural e singular);
- Grau do substantivo (aumentativo e diminutivo);
- Adjetivo (qualidades)
METODOLOGIA
*Conversa informal
*Debates
*Palestras
*Dialogo
*Aula expositiva
*Textos diversificados:
Músicas, poemas, parlendas, adivinhação, historias,
Poesias, canções, cantigas, lendas, acrósticos, bilhetes,
Cartas, trava língua, piadas, rótulos, lista de compras, receitas, etc.
*Livros, revistas, jornais, dicionários, musica, confecção de: Painéis, cartaz, livrinhos, murais, convites, cartões, calendário, diário.
Atividades variadas
*Leitura e interpretação
*Pesquisas
*Desafio
*Caça palavras
*Cruzadinhas
*Rimas
*Desenho e pintura
*Entrevistas
*Dinâmicas
*Produção de textos e desenhos
*Descrição
*Ditados
Habilidades a serem adquiridas (matemática)
Eixo números e operações (1º bimestre)
- Contar objetos e registrar quantidades de objetos de uma coleção utilizando-se de estratégia próprias;
- Construir agrupamentos distintos baseando-se em uma coleção de objetos;
- Estabelecer relação um a um entre dois agrupamentos de objetos;
- Reconhecer a mesma quantidade de objetos independentemente da disposição em que foram agrupados;
- Comparar coleções identificando aquela com mais elementos que outra;
- Ler números usados na vida real: telefones, placas de carros, número da casa em que mora etc...
Eixo números e operações (2º bimestre)
- Representar, contar, ler e registrar quantidades por meio de desenhos;
- Representar, contar, ler e registrar os números até 9;
- Criar estratégias próprias de agrupamento para facilitar a contagem;
- Somar e subtrair os termos ate 9, por meio de estratégias próprias;
- Resolver situações-problema utilizando-se de estratégias próprias.
Eixo números e operações (3º bimestre)
- Representar, contar, ler e registrar os números ate 20;
- Reconhecer antecessor e sucessor de um numero ate 19;
- Relacionar uma dezena a 10 unidades;
- Completar uma sequencia numérica ate 20;
- Representar um número ate 20, no quadro valor de lugar;
- Somar e subtrair os termos ate 20, por meio de estratégias próprias ou por técnicas convencionais ou por estratégias próprias.
Eixo números e operações (4º bimestre)
- Estimar quantidade de elementos em uma coleção;
- Representar, contar e ler os números ate 50;
- Organizar, em escala ascendente e descendente, números ate 50;
- Contar de dois em dois, a partir de um numero dado, ate 50;
- Representar um número ate 50, no quadro valor de lugar;
- Somar e subtrair os termos ate 50, por meio de estratégias próprias ou por técnicas convencionais;
- Resolver situações- problemas que envolvam adição e subtração ate 50, por meio de técnicas convencionais ou por estratégias próprias.
Eixo espaço e forma (1º bimestre)
- Distinguir objetos que rolam dos que não rolam;
- Identificar em objetos conhecidos da criança os que se parecem com determinado sólido geométrico;
Eixo espaço e forma (2º bimestre)
-Localizar objeto ou pessoa ao lado de uma referencia dada;
- Localizar objeto ou pessoa entre duas referencias;
- Comparar duas coleções de objetos tridimensionais distintos quanto às formas de seus objetos;
Eixo espaço e forma (3º bimestre)
- Localizar objeto ou pessoa “a frente de” ou “atrás de” uma referencia dada.
Eixo espaço e forma (4º bimestre)
- Representar o itinerário de locomoção de um lugar a outro.
Grandezas e medidas (1º bimestre)
- Registrar seus dados pessoais: data de nascimento, altura e peso, número do calçado, número da roupa etc;
- Representar com desenhos o dia e a noite;
- Manifestar-se a cerca de suas observações quanto à colocação da mesma quantidade de liquido em frascos de diferentes formas e tamanhos;
- Comparar dois objetos quanto ao tamanho e espessura.
Grandezas e medidas (2º bimestre)
-Registrar a medida de objetos utilizando-se de estratégia própria para medir;
-Representar com desenhos suas atividades durante a manha tarde e noite.
Grandezas e medidas (3º bimestre)
-Relacionar uma semana a 7 dias e um mês a 30 dias;
- Comparar em calendário a quantidade de dias dos meses do ano;
- Nomear os dias da semana;
- Assinalar datas significativas em calendário.
Grandezas e medidas (4º bimestre)
- Ler horas em relógios digitais;
- Nomear os meses do ano.
Tratamento de informação (1º bimestre)
-Registrar informações obtidas por meio de estratégias próprias;
- Organizar informações pessoais, como números de telefones data de nascimento, altura, peso, número do calçado ou da roupa que usa placas de carros conhecidos linhas de ônibus etc...
Tratamento de informação (2º bimestre)
- Ler informações contidas em imagens.
Tratamento de informação (3º bimestre)
- Organizar informações em calendários.
Tratamento de informação (4º bimestre)
-Descrever o caminho percorrido para chegar a sua conclusão nas atividades propostas.
RELAÇAO DE CONTEUDOS MATEMÁTICA:
- Noções de grandeza e posição
- Noções de quantidade;
- Números de zero a nove;
- Adição com total até nove;
- Subtração com números até nove;
- O numero zero;
- O numero 10 (dez);
- Ordinais;
- Formas geométricas espaciais e planas;
- Números de zero a dezenove;
-Números até cem;
- Nosso dinheiro;
- Grandezas e medidas;
- Localização e caminhos;
- Ideia de metade;
-Adição e subtração com números até 99;
METODOLOGIA
-aulas expositivas,
-brincadeiras,
-dinâmicas,
-jogos variados: bingo dominós, encaixe etc.
-recorte e colagem,
-filmes,
-desenhos e pinturas,
-quebra cabeça,
-dobraduras,
-musica,
-pesquisa,
Usar instrumentos de medidas;
Convencionais: relógio, metro, quilograma, litro, etc.. Não convencionais: passos, fitas, palmos;
- Trabalhar com cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
CIENCIAS RELAÇÃO CONTEÚDOS
-Corpo humano:
-Partes do corpo humano;
-Órgãos dos sentidos:
-Visão, audição, tato, paladar e olfato;
-Higiene;
-Alimentação;
-Seres vivos e seres não vivos;
-Características dos animais;
-Animais vertebrados e invertebrados;
-Animais selvagens e domésticos;
-Animais terrestre, aquáticos e voadores.
-Plantas;
-Ciclo de vida das plantas;
-Partes das plantas;
-O céu e a terra:
-Dia e noite;
-Estações do ano;
-Meio Ambiente;
-O solo;
-A água;
-O ar;
METODOLOGIA
-Conversas e debates;
-Observações;
-Experimentações;
-Pesquisas;
-Palestras;
-Dialogo;
-Aulas expositivas;
-Aulas de campo;
-Textos diversificados:
.Musicas, poemas, adivinhações, historia, poesias, canções, cantigas, lendas, acrósticos, etc.
-Recorte e colagem;
-Confecções de: painéis, cartazes, livrinhos, murais, etc.
-Caça palavras,
-Cruzadinhas;
-Desenho e pintura;
-Dinâmicas, etc.
HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA (RELAÇÃO DE CONTEÚDOS)
-A criança e sua historia (nome, sobrenome, endereço, naturalidade, nacionalidade, documentos de identificação, etc.)
-A família
.Formação da família, trabalho e lazer;
-A moradia:
.Cômodos, construção, materiais de construção, rua, divisão da casa, etc.
-A Escola e sua historia:
.Construção, dependência, sala de aula, profissionais etc.
-Profissões
-Meios de comunicação
-Meios de transporte;
-Transito
-O bairro: Vizinhos, rua, tipos de moradia, comércio, indústria, artesanato, habitantes, saúde, educação, economia, religião, associações, saneamento básico,
Nº de habitantes, etc.
-Paisagem do bairro.
-Datas comemorativas.
-Patrimônio histórico do município;
-Influencia da cultura indígena e afro-brasileira;
-Literatura infantil e jogos de palavras como: parlendas, trava-linguas,acrósticos, lengalenga, trovas, cantigas, acalantos etc.
-A lenda do poço da bonita;
-Pontos turísticos do nosso município;
-Lendas (Iara, mula sem cabeça, lobisomem, curupira, saci Pererê, caipora etc.);
*Figuras folclóricas do nosso município;
*Festas populares;
*Aspectos sócios econômicos do município;
*Artesanato
*Apelidos e costumes;
*Religiões;
*Comidas típicas
*Ritmo, danças e festas populares;
METODOLOGIA
-Conversa e debates;
-Observações e pesquisas;
-Confecção de mapas: da rua, do bairro etc...
-Árvore genealógica;
-Entrevistas, palestras, diálogos etc.
-Aulas expositivas;
-Aulas de campo;
-Textos diversificados como: música, poemas, histórias, poesias, lendas, acrósticos, musicas, cantiga de roda, etc..
- Recorte e colagem, desenho e pintura;
-Confecção de painéis, cartazes, murais etc...
-Dinâmicas;
-Leitura oral e escrita
ENSINO RELIGIOSO, ARTE, E. FÍSICA
Ensino Religioso
- Direitos e deveres da pessoa humana;
- Meu nome me identifica;
- Símbolos religiosos;
- Pertenço a uma família;
- Ideia de transcendente;
- A agua: fonte de vida;
-Campanha da Fraternidade (tema e lema)
-Valores: respeito, compreensão, igualdade, participação, partilha, cooperação, etc...
ARTES
- Produção artística: desenho, colagem, pintura, modelagem, recorte, dobradura, composição com sucata, fotografia, ilustração, escultura, construção e reprodução de figuras.
- Apreciação, respeito e valorização das diferentes produções artísticas.
- Gestos e ritmos
- Imitação e dramatização
- Audição e percepção de sons
- Releitura de obras de arte
- Valorização, respeito e cuidados com as próprias produções e dos outros
-Evolução gráfica, corporal, escultórica;
-Diferentes formas de expressão com diversos materiais, etc...
E. FÍSICA
- Esquema corporal
- Consciência corporal
- Lateralidade
- Equilíbrio
- Direção
- Coordenação motora
- Linguagem oral e gestual
- Ritmos e Sons
- Jogos: recreativos, sensoriais e cooperativos.
- Regras de Convivência
- Brincadeiras Folclóricas
-Possibilidades de desenvolvimento do corpo.
- Resgate de jogos e brincadeiras;
- Relação corpo-mente;
- Esportes em geral;- Danças em geral.
METOLOGIA
- Texto reflexivo
- Filmes
- Dramatizações
- Músicas
- Desenhos e pinturas,
- Confecção de cartazes;
- Caderno de desenho
- Jogos educativos;
- Corda
- Cantigas de roda;
AVALIAÇAO:
O conhecimento é uma construção humana gradual que se realiza por processos de assimilação e de acomodação. Disso resulta que uma mesma informação não é assimilada da mesma forma por todos. Cada aluno trabalha, retrabalha, elabora e reelabora informações recebidas de forma progressiva.
Desse modo, a avaliação do rendimento escolar é valorizar os progressos, os avanços e as conquistas do aluno em termos de aprendizagem, a partir de objetivos estabelecidos pelo professor em seu plano de curso.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rio Grande do Norte. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN)
Ensino Religioso: Caderno Pedagógico I – Comissão do Ensino Religioso da SEEC/RN. – Natal, 2009. 158p. : il.
Proposta de trabalho pedagógico para o Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
1. Educação – Ensino Religioso. 2. Culturas e tradições Religiosas. 3. Fenômeno Religioso. I. Título.
Parâmetros curriculares nacionais: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3.ed.- Brasília: A Secretaria, 2001.
Cavéquia, Marcia Paganini
A escola é nossa: língua portuguesa, letramento e alfabetização linguística ; 1º ano; ensino fundamental/ Marcia Paganini cavéquia. – 2. Ed. – São Paulo: Scipione, 2008. – ( Coleçao a escola é nossa)
Santos Fábio Vieira dos
A escola é nossa : matemática : alfabetização matemática : 1º ano : ensino fundamental / Fábio Vieira dos Santos, Jackson da Silva Ribeiro, Karina Alessandra Pessoa. – 1. Ed. – São Paulo : Scipione, 2008. – ( Coleçao a escola é nossa)
Carrilho, Jane Emirene Dias
Alfabetizando e Construindo/ Jane Emirene Dias Carrilho e Neire de Souza Araujo. -- Belo Horizonte, MG : Editora FAPI, 2007 .
Ferreira Monica
1001 maneiras de alfabetizar/ Monica Ferreira. --
São Paulo : Meca, 2010.
Boquet, Graça
Letramento divertido / Graça Boquet, Graça Batituci. – Belo Horizonte : Editora FAPI, 2007.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Poesias de Cecilia Meireles
Poemas de
Cecília Meireles
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Ou Isto Ou Aquilo
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Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
♥♥♥
O Menino Azul
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O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
♥♥♥
As Meninas
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Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
uma que se chamou Carolina.
Mas a profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
♥♥♥
A Bailarina
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Esta Menina
Tão pequenina
Quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
Mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá,
Mas inclina o corpa para lá e para cá.
Não conhece nem lá nem si,
Mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
E não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
E diz que caiu do céu.
Esta Menina
Tão pequenina
Tão pequenina
Quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
E também quer dormir como as outras crianças.
♥♥♥
O Eco
~~~~~~~~~~
O menino pergunta ao eco
Onde é que ele se esconde.
Mas o eco só responde: Onde? Onde?
O menino também lhe pede:
Eco, vem passear comigo!
Mas não sabe se o eco é amigo
ou inimigo.
Pois só lhe ouve dizer: Migo!
♥♥♥
A Avó do Menino
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A avó
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
E anda um vento-t-o-tó
Na cortina de filó.
A avó
vive só.
Mas se o neto meninó
Mas se o neto Ricardó
Mas se o neto travessó
Vai à casa da avó,
Os dois jogam dominó.
♥♥♥
O vestido de Laura
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O vestido de Laura
é de três babados,
todos bordados.
O primeiro, todinho,
todinho de flores
de muitas cores.
No segundo, apenas
borboletas voando,
num fino bando.
O terceiro, estrelas,
estrelas de renda
- talvez de lenda...
O vestido de Laura
vamos ver agora,
sem mais demora!
Que as estrelas passam,
borbaletas, flores
perdem suas cores.
Se não formos depressa,
acabou-se o vestido
todo bordado e florido!
♥♥♥
Na chácara do Chico Bolacha
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Na chácara do Chico Bolacha
o que se procura
nunca se acha!
Quando chove muito,
O Chico brinca de barco,
porque a chácra vira charco.
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.
Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.
Outras coisas, ninguém procura,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!~
♥♥♥
Leilão de Jardim
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Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
Fonte: "Ou isto ou aquilo", Cecília Meireles, ed. Nova Fronteira.
Quando educas?
Não educa quando impõe suas convicções,
mas quando suscita convicções pessoais. Não educa quando impõe condutas,
mas quando propõe valores que motivem.
Não educa quando impõe caminhos,
mas quando ensina a caminhar.
Não educa quando impõe dependências,
mas quando acorda a coragem de ser livre.
Não educa quando impõe suas ideias,
mas quando fomenta a capacidade de pensar por conta própria.
Não educa quando impõe o terror que isola,
mas quando libera o amor que acerca e comunica.
Não educa quando impõe sua autoridade,
mas quando cultiva a autonomia do outro.
Não educa quando impõe a uniformidade que doutrina,
mas quando respeita a originalidade que faz a diferença.
Não educa quando impõe a verdade,
mas quando ensina a procurá-la honestamente.
Não educa quando impõe uma punição,
mas quando ajuda a aceitar um castigo.
Não educa quando impõe disciplina,
mas quando forma pessoas responsáveis.
Não educa quando impõe autoritariamente o respeito,
mas quando o ganha com autoridades de pessoa respeitável.
Não educa quando impõe o medo que paralisa,
mas quando consegue a admiração que estimula.
Não educa quando impõe informação à memória,
mas quando mostra o sentido da vida.
Não educa quando impõe a Deus,
mas quando o faz presente na tua vida.
(Autor desconhecido)
Organizado por Ivanise Meyer®
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